Concerto Empresarial

UM PARALELO ENTRE ORQUESTRA E EMPRESA
O que é a ORQUESTRA EMPRESARIAL?
Há quase 20 anos, Peter Drucker comparou empresas a orquestras sinfônicas. Excelência e qualidade são termos atuais dentro de uma administração moderna, que busca ser competitiva, num mercado globalizado como o de hoje. Competência técnica, motivação pessoal e capacidade de trabalho em grupo são algumas das principais características que levam uma empresa a conquistá-las. São estas características também que fazem uma orquestra sinfônica ser conceituada em seu meio.
Esta proximidade nos levou há algum tempo a criar em Curitiba um programa de treinamento através da NOVA PHILARMONIA ORQUESTRA. Neste programa utilizo a orquestra como paradigma para materializar conceitos teóricos que o espectador já possui ou está adquirindo durante o evento nas áreas de marketing, comunicação, recursos humanos, qualidade e vendas. Destinado a todos os extratos de uma organização, o programa surgiu quando de uma solicitação da RENAULT DO BRASIL, num congresso de RH, onde fomos convidados a mostrar um paralelo entre uma orquestra e uma empresa.
A partir dai, outros espetáculos similares estão surgindo podendo ser adequados aos objetivos específicos de cada empresa. O que se repete é a qualidade dos músicos que o acompanham na ORQUESTRA EMPRESARIAL NOVA PHILARMONIA, integrada pelos melhores músicos da cidade de Curitiba. Para se falar em qualidade, trabalho de equipe e auto-superação é preciso ter um grupo de primeira linha, caso contrário seria uma incongruência. A qualidade deve ser uma característica inerente ao trabalho. O trabalho realizado em qualquer área deve ser como o de um músico, que está sempre pensando em melhor qualidade, maior precisão, afinação, interpretação e melhores instrumentos. Eles estão sempre em treinamento e aperfeiçoamento.
No paralelo entre a orquestra e a empresa, destaca-se a formação estrutural de uma orquestra e de uma empresa e a composição de ambas. A empresa é formada por departamentos e a orquestra por naipes. As duas são células independentes e possuem sua própria linguagem. Entretanto, é necessário que haja uma intercomunicação entre elas para que a organização, como um todo, obtenha um resultado positivo. A maneira como elas influenciarão umas às outras é o que será regido pelo maestro ou pelo principal executivo de uma empresa. Se algo não funciona bem dentro de uma orquestra, a culpa é do regente. Isso sem dúvida também se aplica a uma empresa.
O trabalho em equipe é outro item fundamental. A competitividade e a qualidade dependem de todos os extratos de uma organização, o talento individual é importante, mas é necessário que todos estejam afinados com o mesmo objetivo. Um músico é como um operário: ambos são responsáveis pela qualidade do produto final. O músico dentro de uma orquestra não se deleita com a música, ele produz uma parte dela, assim como o operário que monta geladeiras e só vai vê-las pronta na loja, deste modo é necessário que se observem alguns cuidados para que uma empresa chegue à qualidade obtida por uma orquestra.

Acordes empresariais - por Daniele Aronque (extrato da revista Época NEGÓCIOS)
Pare e pense: o que uma orquestra, um maestro ou mesmo um monte de músicos tem a ver com o dia-a-dia de sua empresa? Pois pode ter certeza que é muito mais do que você pensa!
Já pensou em comparar sua empresa com uma orquestra sinfônica? Ou o trabalho de sua equipe com o som harmonioso de um grupo de violinos?
O maestro mostra, junto com o som de sua orquestra, as similaridades entre o cotidiano de um empresa e o desempenho de um grupo musical - além de todas as suas semelhanças organizacionais e no gerenciamento de pessoas.
Durante as apresentações da orquestra, que age de forma interativa com a platéia e seus músicos intercalam sons clássicos com estratégias de venda, marketing, comunicação e recursos humanos, mostrando de uma forma não convencional temas de grande importância na gestão das empresas, propiciando interatividade e desenvolvendo nos profissionais formas de pensar mais criativas e adaptáveis às crescentes mudanças no mercado de trabalho.
As apresentações são montadas de acordo com o que a empresa quer e com os assuntos que são tratados pelos outros palestrantes. A orquestra pode abrir ou fechar o evento, exemplificando de modo mais sensorial e emocional tudo o que foi ou será mostrado aos participantes. Falamos sobre liderança, trabalho em equipe, envolvimento, motivação....traçando paralelos de modo que a platéia interaja com os músicos. Diferente das palestras teóricas, onde as informações entram por um ouvido e saem pelo outro, com esse trabalho vinculado à música, as pessoas conseguem colocar essas teorias na prática do dia-a-dia. Ao contrário das palestras comuns, fica mais fácil lembrar das coisas associando ao trabalho da orquestra.
A visão de liderança tem mudado muito nas empresas, que hoje trabalham com equipes menores e mais especializadas, trocando as "ordens" por uma maior delegação de tarefas e inter-relações humanas. Os chefes hoje não tem mais o poder de decidir a vida e a morte de alguma coisa e de enxergar o funcionário como mão-de-obra. A orquestra também trabalha assim - se a equipe não estiver integrada o som não é o mesmo, o feedback deve ser simultâneo e o treinamento, constante.
Na prática da música as pessoas se concentram em pequenos detalhes por um longo período de tempo. Há também o desenvolvimento do sistema nervoso, do autocontrole, de atos reflexos, melhora no tempo de reação diante de imprevistos....as coisas que se aprendem com a música podem ser usadas sempre, em qualquer área ou profissão.
"Uso a música para ilustrar vários conceitos de liderança, motivação e resolução de conflitos, e a presença física da orquestra reforça as lições". Valter Lourenção.
Demonstrando a organização de uma orquestra pode-se inspirar reflexões sobre a interação de aspectos como iniciativa, ousadia, trabalho em equipe, liderança, alta performance, quebra de paradigmas, proatividade, planejamento, técnica, disciplina...visando alavancagem de resultados individuais e coletivos, bem como uma maior integração entre áreas da organização.
Trata-se do treinamento com o uso da música, no qual alguns especialistas desenvolveram atividades correlacionando as características de gêneros musicais com as que devem existir dentro de uma organização. "Para minha empresa, o treinamento com a música se encaixou no processo de capacitação gerencial que desenvolvemos".
A metáfora veio demonstrar para os colaboradores qual a sua função na organização, qual o seu significado e o que a empresa espera dele", explicou Peter Gottschalk Jr, diretor executivo da Wheaton Brasil, empresa que atua na indústria de base e de embalagem, e que investe fortemente na área de Recursos Humanos.
É comprovado cientificamente que a música é capaz de promover diversos benefícios à saúde e ao comportamento do homem, por conta disso, verifica-se o trabalho da musicoterapia, técnica que utiliza a música, com seus elementos de melodia, som, ritmo e harmonia, com o objetivo de gerar mudanças positivas: físicas, mentais e sociais em uma pessoa ou grupo de pessoas. Além de todas as vantagens que uma melodia pode trazer, o outro motivo que levou a criação do treinamento musical nas empresas foi o antigo lema que "uma equipe deve estar tão afinada quanto uma orquestra sinfônica", tudo não passa de uma analogia".
"Quando queremos apresentar a criatividade, falamos do momento em que um arranjador tem de trabalhar alguma música, podendo fazê-la da forma convencional ou mudá-la de acordo com a situação. E isso é o que se espera no ambiente de trabalho. Uma pessoa que use sua criatividade levando o ritmo das coisas e motivando muito mais o seu trabalho e o de sua equipe. Quando um treinamento trabalha somente o lado intelectual, os objetivos acabam se perdendo rapidamente, diferente de quando se intercala algo que mexe com o emocional. Trazer os temas como os de liderança e trabalho em equipe para o campo da música faz com que os propósitos da empresa sejam fixados na mente das pessoas e se convertam em ações positivas para organização. De forma divertida todos participam e percebem a qualidade do treinamento". Osmar Barutti, músico do programa do Jô, da Rede Globo.
"Este é um dos tipos comportamentais que as empresas atuais procuram, exigindo muito mais da performance dos gestores, com uma postura de conhecimento profundo sobre a área que trabalha, espírito coletivo e liderança compartilhada". Gottschalk Jr, o diretor executivo da Wheaton Brasil, observou o resultado do treinamento com o Jazz em vários momentos, principalmente, quando um de seus colaboradores perguntou para o baixista se ele não se sentia mal por não ser a estrela da banda.
E o músico respondeu que havia momentos em que ele era a estrela e quando não, ele era a peça fundamental para a banda. A metáfora do Jazz é mais indicada para gestores, pois ela é usada para ilustrar e provocar reflexões comportamentais em cada um. Segundo Cortoni, a pretensão é de fazer um happy hour inteligente por meio de uma mediação entre o mundo musical e o mundo corporativo. Luiz Felipe Cortoni, psicólogo e diretor da LCZ Consultoria, que junto com a banda Zimbo Trio.
"Através dos recursos musicais conseguimos trabalhar a motivação, o trabalho em equipe e a valorização das potencialidades de cada indivíduo, além de outros benefícios à saúde do ser. Cabe agora aos especialistas que desenvolvem os trabalhos nas empresas pensarem primeiramente sobre o que os colaboradores acham e como eles lidam com a proposta apresentada". Musicoterapeuta Gisele Furusava.
Em geral todos os treinamentos são realizados como "uma alfaiataria", no qual tudo é feito sob medida. É necessário fazer reuniões com a empresa para saber quais os propósitos e conhecer o público alvo, para que o trabalho, de forma lúdica, atinja o objetivo.

COMO É REALIZADO
Montamos as apresentações de acordo com o que a empresa quer. A orquestra pode abrir ou fechar um evento, por exemplo. Falamos sobre liderança, trabalho em equipe, ritmo, estilo, sinergia, envolvimento e motivação. Sempre são traçados paralelos entre a orquestra e a empresa de modo que a platéia interaja com os músicos e o maestro. Diferente das palestras teóricas, onde as informações entram por um ouvido e saem pelo outro, com esse trabalho vinculado à música, as pessoas conseguem colocar essas teorias na prática do dia-a-dia. Ao contrário das palestras comuns, fica mais fácil lembrar das coisas associando ao trabalho da orquestra e às músicas.

OBJETIVOS
Propiciar através de uma linguagem dinâmica e inovadora, uma abordagem não convencional e interativa de temas de grande importância para todos os profissionais da empresa moderna e competitiva. Suscitar reflexão sobre a interação de aspectos como iniciativa, ousadia, trabalho em equipe, liderança, alta performance, quebra de paradigmas, proatividade, planejamento, técnica, disciplina...visando alavancagem de resultados individuais e coletivos, bem como uma maior integração entre áreas da organização. Desenvolver a criatividade dos profissionais através de exercícios com a presença de uma orquestra ao vivo, tendo em vista melhor provê-los para enfrentar a crescente velocidade de mudanças do mundo globalizado.

APLICAÇÃO
Os grupos artísticos podem atuar isoladamente ou inserida em eventos, tais como: Seminários, Congressos, Convenções, Treinamentos, Lançamentos de produtos, Campanhas motivacionais, Programas de qualidade, Certificação nas Normas ISO SIPATs, Premiações, Datas comemorativas, Implantação de Sistemas, Programas de Manutenção, Inaugurações, Concertos.

A QUEM SE DESTINA

Profissionais de todos os níveis hierárquicos da organização, Clientes, Fornecedores, Parceiros.

GRUPOS DISPONÍVEIS
* NovaPhilarmonia Orquestra - em torno de 60 instrumentistas
* NovaPhilarmonia Orquestra de Câmara/Cordas - em torno de 25/35 instrumentistas
* Coral Sinfônico do Paraná - em torno de 60 cantores
* Madrigal Brasil (madrigalbrasil.blogspot.com) - em torno de 24 cantores


FORMAS DE ATUAÇÃO
Estes grupos podem atuar de forma individual ou em conjunto. Por exemplo: A NovaPhilarmonia Orquestra pode atuar sozinha ou em conjunto com o Coral Sinfônico do Paraná, ou vice versa.
NovaPhilarmonia Orquestra de Câmara/Cordas pode atuar sozinha ou em conjunto com o Madrigal Brasil, ou vice versa.


Sua empresa ficou interessada pelo projeto? Entre em contato conosco
E-mail: novaphilarmonia@gmail.com