Concertos Didáticos

OBRA: PEDRO E O LOBO
AUTOR: PROKOFIEV

PÚBLICO ALVO
Programa dedicado às crianças que pode ser apresentado em Escolas ou em comemoração especial dedicada às crianças.

APRESENTAÇÃO
As crianças vão ouvir a história de PEDRO E O LOBO, musicada por Prokofiev, compositor russo. A apresentação desta obra tem o intuito de levar música clássica às crianças, de uma forma descontraída. Nesta apresentação, haverá um narrador (ator) que contará a história de forma alegre, também na ocasião, as crianças terão oportunidade de manter contato pessoal com todos os músicos e instrumentos e na apresentação serão projetadas imagens ilustrativas da história, para que cada criança possa entender o que está sendo tocado pela orquestra. 
A orquestra é formada por 26 músicos, um número reduzido, para que não ocupe uma grande espaço e assim possa ser colocada em ambientes menores, caso a escola não disponha de um auditório. 
Com este projeto pretende-se propiciar às crianças a oportunidade de conhecer de perto os instrumentos musicais, como eles funcionam, utilizando-se de uma história destinada ao público infanto-juvenil. 
Muita dessas crianças não tem oportunidade de freqüentar teatros, e por isso mesmo, estamos levando a eles esta possibilidade, de uma forma mais informal, podendo assim conhecer uma obra artística, um compositor e uma orquestra com todos os seus integrantes. 
Outro objetivo é de suscitar o gosto pela música erudita, com o objetivo mínimo de formação de platéia, mostrar o que é uma orquestra bem de pertinho, dando oportunidade da criança circular, conversar com cada músico e despertar o interesse pela música clássica.
O procedimento da apresentação será o seguinte: inicialmente os músicos estarão dispostos no local de forma informal tocando seus instrumentos. As crianças ao entrarem no espaço destinado à apresentação dirigem-se aos instrumentos que mais lhe chamam à atenção, podendo conversar com cada músico, ver o instrumento de pertinho e até tocar no instrumento. Este procedimento acontecerá por aproximadamente 20 minutos. Depois o narrador vai chamando a todos, músicos e crianças, para que se dirijam a seus lugares, informando que a história vai começar. A história inicia-se, com a trilha sonora da orquestra e com a apresentação de slides ou Power Point que serão exibidos na medida que se desenrola a história.

ESTRATÉGIA DE AÇÃO
A equipe é formada pela orquestra formada por 26 instrumentistas, maestro, 1 narrador e o pessoal de apoio.
As apresentações serão divididas em duas partes distintas:
1. Na primeira parte as crianças terão contato informal com cada músico da orquestra, podendo conversar com cada músico, olhar o instrumento e tocar o instrumento, se possível, a critério do músico, manipular o instrumento. Esse trabalho de condução e orientação das crianças será feito pelos maestros que irão conduzir as crianças por entre os músicos, fazendo com que eles se sintam à vontade com os músicos.
2. A segunda parte é a apresentação da história propriamente dita. As crianças (dependendo do local, poderão se sentar no chão perto do instrumento que ela mais gostou e ouvir daquele local, ou se não houver espaço disponível, sentar na platéia e a narradora contar a história no meio das crianças, enquanto que a orquestra toca a música PEDRO E O LOBO de Prokofiev, acompanhada por imagens projetadas que irão ilustrar a história.

EQUIPAMENTO NECESSÁRIO
- local com tamanho suficiente para dispor a orquestra e as crianças
- ter pelo menos um microfone sem fio para que o narrador possa interagir com as crianças durante a apresentação
- ter disponível um projetor multimídia afim de apresentar slides com figuras relacionadas à história que está sendo apresentada.

Se você se interessou pelo projeto, faça contato conosco:
novaphilarmonia@gmail.com