Histórico


ORIGEM
O Teatro Guaíra possuía apenas como corpo estável o Ballet Teatro Guaíra, mas em 1985 foi criada Orquestra Sinfônica do Paraná que estreou a 28 de maio. Com os dois corpos estáveis consolidados, faltava apenas o Coro, iniciando sua atuação “sine nomine” na ópera Fausto de Gounod (28/09/1985) e o Oratório de Natal de J. S. Bach (22/12/1985).
A 30 de setembro de 1986 estreou de forma oficial, criado pelo Teatro Guaíra, o corpo coral que foi chamado de Coral Experimental do Paraná. 
De acordo com as mudanças de diretoria e governo, esse coro teve diversas nomenclaturas posteriores: Coral Sinfônico do Paraná, Coral Teatro Guaíra, Coral Lírico, Coral Guaíra e por último, Coro Nova Philarmonia. O coral até à data de hoje não é um corpo estável.
Desde 2010 o coro retomou o nome de Coral Sinfônico do Paraná e a partir dessa data, de forma independente, retomamos a criação de uma Associação (ACSP) cultural sem fins lucrativos formada por cantores e músicos da cidade de Curitiba.
Sua criação deve-se ao maestro Frederico Gerling Jr. que na ocasião foi indicado como maestro titular do coro. Após a saída do maestro Gerling Jr. em 1986 o maestro Emanuel Martinez foi nomeado maestro titular do coro, permanecendo até à data de hoje.
PROGRAMAÇÃO
Desde sua fundação, o Coral Sinfônico do Paraná teve uma grande atuação que sempre esteve ligada à programação oficial do Teatro Guaíra e da Orquestra Sinfônica do Paraná, com obras coral-sinfônicas e obras dramáticas (Ópera e Ballet). Nesse período teve como ponto alto a década de 90 onde se destacaram grandes atuações em um grande número de atividades artísticas. No entanto viu sua programação sendo diminuída a partir dos anos 2000 (vide Memorial do CSP) por conta da escassez de recursos destinados ao Teatro Guaíra e conseqüentemente à cultura do Estado do Paraná, mas mesmo assim até à data de hoje já se apresentou desde sua origem em torno de 300 vezes. 
REPERTÓRIO
Embora não sendo um corpo estável do teatro, tem sua participação garantida em todas as obras que exigem a participação de um coro, como nas óperas, ballets - que necessitem a participação do coro, concertos coral-sinfônicos e concertos com repertório de câmara - que não utilizem orquestra, como obras "a cappella" e obras com pequenos grupos instrumentais ou acompanhamento de piano.
Nestes anos de existência constam em seu repertório obras coral sinfônicas e obras dramático-musicais, que integram um acervo de partituras com mais de 230 obras.
Em 1996 o coro recebeu da Câmara Municipal de Curitiba o título de Voto de Louvor pela "passagem de seus 10 anos de existência e pela qualidade de seu trabalho" desenvolvido na cidade de Curitiba. 
Em todos os trabalhos realizados, tem se destacado, recebendo efusivos aplausos do público, da crítica e dos diversos diretores de cena e musicais que trabalham conosco. É o único coro que se dedica ao repertório sinfônico e lírico no Paraná e um dos poucos coros independentes do Brasil a atuar nesse seguimento.
Em seu curriculum constam duas estréias sul-americanas: o Requiem de Andrew Lloyd WEBBER (1991) e o Liverpool Oratório de Paul MCCARTNEY (1993). Entre as obras sinfônicas de maior sucesso destacam-se a Sinfonia no. 9 de BEETHOVEN, Messiah de HAENDEL e Carmina Burana de Carl ORFF, esta última em 1992, considerada pela crítica local e nacional o "concerto do ano".
GRANDES NOMES
Alguns maestros de destaque nacional e internacional constam entre os que dirigiram o coro, como o maestro Heribert Breuer (Alemanha), Pierre Huwiller (Suíça), Alceo Bochino, Osvaldo Colarusso, Frederico Gerling Jr., Roberto Duarte, Aylton Escobar, Alessandro Sangiorgi e seu titular Emanuel Martinez entre outros.
Entre os principais solistas destacam-se: Marta Herr (USA), Antonio Lotti, Ângela Barra, Carol McDavit (USA), Denise Sartori, Deborah Oliveira, Marcos Tadeu, Zuinglio Faustino, Paulo Mestre, Pepes do Vale, entre muitos outros.
Por suas características comunitárias, desde sua fundação, aproximadamente 633 cantores participaram o quadro de integrantes do Coral Sinfônico do Paraná - ACSP, alguns deles obtiveram destaque importante em suas carreiras nacionais e internacionais.
Em abril de 2009, o coro, acompanhou o tenor ANDREA BOCELLI na sua tournée brasileira em concertos no Rio de Janeiro e São Paulo.
PROJETOS FUTUROS
Hoje a Associação Coral Sinfônico do Paraná é uma entidade jurídica sem fins lucrativos, desenvolvendo projetos de concertos e óperas de forma autônoma. Em 2011 o coro completa 25 anos de galhardia e competência artística, destacando-se como um dos melhores coros do país, fazendo história em nossa cidade - Curitiba (PR) e em nosso país. 
Em 2012 realizará a ópera DIE ZAUBERFLÖTE de Mozart, projeto aprovado dia 14/09/2011pela Lei Rouanet sob o número PRONAC 115061 - PROJETO APROVADO NA CNIC N 191. Além desse projeto o Coral Sinfônico do Paraná deverá atuar na programação oficial da Orquestra Sinfônica do Paraná na temporada de 2012, retornando assim ao cenário musical de nosso Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário